Vale de Cavalos
Abundantes vestígios romanos provam a antiguidade da presença humana neste lugar entre a Charneca e a Campina. Merece destaque a Igreja de Nossa Srª dos Remédios

 

Procissão (N. Srª dos Remédios)
Quem chega a Vale de Cavalos e sobe até à igreja que se destaca no branco do casario, logo encontra, ao lado, o largo, verdadeira sala de visitas da freguesia e orgulho da sua gente. É aí que se faz a festa da Senhora dos Remédios, em chegando o mês de Setembro, todos os anos, sempre, sempre.


É o momento do ano em que toda a gente se junta, num esforço colectivo, para organizar a festa que enche de alegria o povo e tem fama nas redondezas. Todos dão o que podem dar, com redobrada generosidade, não havendo peditórios, seja qual for o motivo, que juntem tanto dinheiro. E todos se associam à festa e à procissão, incorporando-se nela, mesmo não sendo fiéis de ir à missa ao domingo. Mais que um acto apenas religioso, trata-se de uma afirmação colectiva de alegria e de afeição pela terra onde se vive. Faz parte da alma do povo, o povo precisa dela, da sua festa anual, para nela se rever e gostar de ser o que é.

Agradecimentos à Câmara Municipal da Chamusca, pela disponibilização de conteúdos: www.cm-chamusca.pt/
Especial agradecimento à Drª Ana Paula Ribeiro